sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Carpe Diem

Carpe Diem é uma expressão, em latim, do poema "ODES" de Horácio, poeta romano:
CARPE DIEM QUAM MINIMUM CREDULA POSTERO e quer dizer:
Colha o dia e confia o mínimo no amanhã.
Em suma, o espírito da frase pode ser entendido como: "Aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam".
Ou ainda: "Aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro".

Rubem Alves disse: "Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente".

A expressão CARPE DIEM é popularmente traduzida para "Aproveitem o dia".
Gostei disso, e por esse motivo, essa expressão fechará meus posts a partir de hoje.

CARPE DIEM

5 comentários:

Rharah Rebouças disse...

Interessante, pq o ser humano tende sempre a fazer planos futuros, a vivenciar o passado mas o presente em si, tão pouco vivido, tão pouco degustado...
Devemos realmente, valorizar o nosso hj, fazer dele como se fosse o último, pq o amanhã, se ouver amanhã, ainda é futuro.
Bjks...

Mello disse...

É verdade minha querida. Temos que aproveitar a vida enquanto estamos vivos e esse tempo é o presente. É tudo tão relativo, pode acontecer tanta coisa???

Obrigada pela tua mensagem no mello, gostei de visitar o blogue que me indicaste, mas eu ainda não acabei de lê-lo...

Vou linkar-te, eu gosto de ler-te és tão simples tão terra à terra e fazes-me pensar muito....
Beijinhos,

Graça Mello

Carla P.S. disse...

Graaande...
Carpe diem, e carpe noctem.
Carpe todo.
Beijão!

Anônimo disse...

Gosto do equilibrio e tambem
das adversidades da vida.
Vai entender...
Lembrar do passado com carinho
sem estar preso a ele,
viver intensamente o presente,
e, tambem pensar em realizar
meus sonhos no futuro, eh o
meu "Carpe Galliano"//

Aline Tolotti disse...

Eu adoro esta expressão, ao pé da letra. Bjs.