sábado, 25 de outubro de 2008

Vingança e perdão

Apenas torcida pela vingança, mas perdão de fato (título escolhido pelo RAFA)

Mais uma vez fui convidada pra postar no Guaraná e mais uma vez curti
.

Quando o Rafa me convidou pra postar hoje, achei que seria fácil falar sobre esse tema.
Mas elaborar o texto foi muito mais difícil do que imaginei.
Sempre me considerei uma pessoa tranqüila, sem raivas, rancores ou afins escondidos no coração. Não sou vingativa. Será?
Vejamos: quando uma pessoa me ofende ou me magoa, mesmo que de maneira velada, não consigo revidar ou responder, mas não impeço meus pensamentos de tramarem vinganças maquiavélicas contra ela.
Quando, numa reunião, alguém despreza algo que fiz ou falei, torço pra ela tropeçar ou sua roupa rasgar naquela hora.
Quando um boyzinho me fecha no trânsito, e depois olha prá mim e ri, desejo que, ali na frente, ele seja parado por uma blitz, e esteja com a documentação irregular.
Quando um carrão que custou muitos dinheiros (como diria Rosanita), ocupa duas vagas num estacionamento, eu deixo um bilhetinho dizendo:"De que adianta ter muito dinheiro se não tem civilidade!"
Até ser convidada pelo Rafa, achava que nesse caso, estava exercendo meus direitos de cidadã. Será?
Jamais me vinguei de alguém de forma efetiva mas, envergonhada, admito que desejei muito isso. E não o fiz porque MORRO de medo de ter que prestar contas depois, quando eu passar pro lado de lá. E ao fim e ao cabo, tenho plena consciência que a vingança real não leva a nada.
Em contra-partida, perdôo muito, perdôo sempre, principalmente se forem pessoas queridas que não tiveram a intenção de me magoar (e mesmo que tenham tido). Tenho o hábito de relevar tudo o que for feito por pessoas que amo.
Enfim, sou menos correta do que deveria no quesito vingança, e mais condescendente do que gostaria no quesito perdão .

Mais uma vez, é um prazer estar aqui com vocês.

P.S. Se os guaranetes vierem a Brasília e não me avisarem... vou me vingar!!!(OPS!)

2 comentários:

Rosana Tibúrcio disse...

Respondi você lá no Outras trilhas e colo aqui:

"Sou mesmo Helô, não só fisicamente, como também na chatura, retidão e o total desafino ao cantar... hehe"

Vi que deixou aqui o post do Guaraná... adorei.

Mello disse...

Vingança e perdão?

O que faço? Desligo! Vejo, mais ou menos, se foi de propósito ou não e, decido. Passar uma borracha ou afastar-me? Ultimamente, o meu comportamento tem-se pautado pelo afastamento, mas sempre perdoando. Despeço-me, mentalmente, das pessoas com amor. Quem não fez de propósito, conversamos e entendemo-nos e, fico de pé atrás, mas dou mais uma segunda, terceira e quarta e última oportunidade.
Às vezes, não dá para dar oportunidades, o mau comportamento está tão intrínseco na pessoa que ela na próxima oportunidade faz pior. Esta é a que dói mais! Ai tenho que afastar-me definitivamente, o meu coração fica a sangrar. Mas ou é a minha sanidade mental ou é a deles. E eu comecei a gostar de mim, perdoar sempre, mas deixar de ser a vítima. Em relação os outros ajudo-os quando posso e procuro nunca desajudar.

Beijinhos,

Graça Mello