segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A natureza e eu

Há tempos tenho consciência de que precisamos cuidar da natureza.
Minha mãe separa o lixo reciclável do lixo orgânico há quase vinte anos e tenho uma filha bióloga que nos estimula a sermos sempre conscientes de nosso papel no cuidado com a natureza.
Há algum tempo lavo as latinhas e caixinhas e garrafas e separo para reciclar. Nem há necessidade de exagero. É passar água pra tirar o excesso e evitar mal cheiro. Separo também todo o tipo de papel para reciclar.
Sempre tenho no carro uma sacola de pano, grandona, que utilizo quando faço compras não muito grandes.
Conversando com essa minha filha sobre preservação, ela me disse que adotou um esquema simples, mas muito útil: solicita ao supermercado uma caixa de papelão que substitui a sacola de plástico para carregar as compras. Posteriormente, ela utiliza essa mesma caixa para juntar o lixo reciclável, devidamente lavado, e levá-lo à empresa de reciclagem.
Num primeiro momento imaginei que a caixa ficaria pesada com as mercadorias e seria incômodo carregá-la. Mas ela me convenceu do contrário, pois conforme me explicou, é só ter cuidado na hora de carregar a caixa, prá não afetar a coluna.
Ela mora no 4º andar de um edifício sem elevador e disse que prefere subir com uma caixa do que com várias sacolas.
Resolvi então adotar essa medida e inovei um pouco mais: a caixa passou a ficar no meu carro, com vários saquinhos de supermercado que já estavam em casa (quem não os têm, não é?).
Quando entro no super, já levo a caixa no carrinho com os saquinhos já usados.
Ao chegar ao caixa, a 1ª coisa que faço é informá-lo que levarei as compras na caixa e que, se não for suficiente, usarei os saquinhos que levei.
A reação dos caixas tem sido surpreendentemente favorável a esse procedimento, e um até sugeriu que poderia ser feita uma campanha de conscientização nesse sentido.
Sei que minha atitude é extremamente simples e pequena diante de tantas coisas que podem ser feitas, mas é sabido que se todos fizerem um pouquinho, as coisas podem melhorar bastante.

10 comentários:

By Ana D disse...

Sempre temos que sentir o mundo assim mesmo: nòs e a natureza...Só assim a gente vai ter preocupação com algo que é tão necessário a nossa vida...Tento também fazer algumas coisas legais...

Anônimo disse...

Ah, se todos fizessem um pouquinho como vc, hein, Helô?

Eu mesmo ainda tenho que aprender...

além da imagem disse...

O mar de Floripa nos chama...

Anônimo disse...

Gosto de atitudes para preservação da natureza.
..
.. saudade de vc mocinha.
..
vamos no Leka, comer folhas. E se um pedaço de frango cair, vc come? heheheh

Café e Anfetaminas disse...

Huum visita nova no bloguinho!!! Ebaaaaaaaa!! Fiquei feliz, da ate animo de escrever.
Alias, receber elogio da Rosana é demais, porque ele escreve muuuuuuito.

Vou ler aqui com calma e te adcionar nos blogs que visito ok!

Beijos.

Anônimo disse...

Helô!

Mandei email pra ti!!!

Raíssa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Raíssa disse...

no names...

Anônimo disse...

Eh isso ai. Parabens.

Anônimo disse...

Olá Helô! Apesar de brincar com vc no Guaraná, eu adorei a tua iniciativa!!! Coincidência (ou não), mas ontem minha aula de yoga foi focada nisso, na conscietização ambiental e a necessidade de se fazer algo pelo nosso planeta. Eu admito que preciso mudar muito hábitos, pq ainda não comecei nada em relação à isso, mas admiro quem já tenha começado, pois a maioria não tem noção do quanto estas mudanças são necessárias!!!

Namastê minha querida e parabéns!!!