domingo, 12 de outubro de 2008

Dia das crianças


O dia das crianças na minha família adulta -filhas, meu par e eu- sempre foi comemorado de forma diferenciada. Raríssimos foram os anos em que presenteamos as meninas com brinquedos.
Normalmente fazíamos com que elas sentissem que esse dia era realmente delas.
Para isso criamos algumas regras:
1) Toda criança pode ficar sem tomar banho no dia das crianças;
2) Toda criança pode ficar sem escovar os dentes no dia das crianças;
3) Toda criança pode escolher o que quer fazer nesse dia;
4) Toda criança pode comer quantos doces e balas e chocolates quiser;
5) Tode criança pode ficar de pijama o dia inteiro se bem lhe aprouver.
Pode parecer absurdo, mas as regras eram esperadas com ansiedade desde que as propagandas sobre o dia das crianças começavam a ser veiculadas.
E elas curtiam muito isso. Os amiguinhos sabiam dessas regras, gostavam, mas as mães preferiam comprar brinquedos.
Não lembro de nenhuma amiga mãe que tenha feito um dia das crianças diferente assim com seus filhos.
Até hoje, adultas e casadas, as meninas minhas dizem que farão essa brincadeira com meus netos.
É a confirmação de que, com imaginação, pode-se fazer algo diferente e que marque positivamente nossas crianças.

2 comentários:

Fred disse...

É realmente há como fazer um dia das crianças sem ser apenas mais um na sociedade capitalista, e ainda aposto que as crianças também gostavam muito dessas regras... eu adoraria
ehhehehehehehehe

Anônimo disse...

Acredito que ficar sem tomar banho deve ter sido a melhor...rssss