segunda-feira, 23 de março de 2009

Isso dá um trabalho!


720 pés de maracujá. Irrigação por gotejamento. Fita pra cada pé.

O sistema de irrigação por gotejamento é ótimo, mas há que se furar as mangueiras pra instalar os gotejadores, um em cada cova, e ninguém avisou que isso não deve ser feito com o sol a pino, já que as mangueiras laceiam com o calor. Todas foram esticadas e furadas e tiveram os gotejadores instalados, desde cedo até o final da tarde de vários dias. Sendo assim, algumas delas foram preparadas com o astro rei bem em cima de nossas cabeças.
Conclusão: estavam "amolecidas"e depois que o sol se foi, encolheram. Tivemos que refazer. Dois trabalhos. E quem ajudou a esticar as mangueiras? Euzinha aqui. Mesmo usando luvas, não há como evitar as bolhas nas mãos.
Cada pé de maracujá deve ter uma fita amarrada nos arames, bem na direção da cova. Amarra-se em cima e depois embaixo. 720 pés=1440 amarrações. 1,60m do solo a amarração superior e 20cm a inferior. Abaixa e levanta. Abaixa e levanta. Abaixa...Quem fez isso? Euzinha aqui. Não sei o que dói mais: as pernas, as costas ou os braços.
O resultado final é bastante interessante, mas a dedicação tem que ser constante, já que é uma cultura melindrosa e de um dia pro outro lá estão os cupins e as formigas.
Todos os dias reviso cada um dos 720 pés em busca dessas pragas e outras tantas.
Depois há que se fazer a desbrota, e deixar só duas ramas pra que ele se fortaleça. Quem? Eu.
Não há chapéu que refresque o "côco" nem protetor solar que dê conta.
Na identidade tenho 53, na maneira de encarar a vida 30, mas no corpo... me sinto com 109.
Mas quem disse que seria fácil?



CARPE DIEM

8 comentários:

Simone disse...

Nossa, deu exaustão até de ler. Vim parar aqui por causa do título...

assim, bem resumidamente, me apaixonei pelo título do blog. haha

Beijos

Rosana Tibúrcio disse...

Ah, 109 é exagero, 99, vai...
Gostei de saber das coisas que faz por aí. Não sei se conseguiria produzir como você.
Parabéns... fiquei admirada com seu empenho.
Frutos virão, por certo. E quando vier, quero ver fotos e ler impressões.
Beijos Helô, e bom trabalho.

TRANQUILO E INQUIETO disse...

MTO LINDO MEXER NA TERRA.
PARABENS.

Laura Reis disse...

Gente.
Eu com meus quase vine aninhos só não me vejo fazendo isso.

parabéns.
que fique lindo.

Anônimo disse...

Simone, obrigada pela visita. Sempre bem vinda, volte mais vezes.

Rosanita,se tudo der certo, levo maracujás pra vc e Laurinha e ...

Crazy, bom ter vc por aqui.

Anônimo disse...

E tá ficando tudo muito lindo!
Parabéns pelo empenho Helô!!

Li hoje seu texto sobre a chuva, como é bom perceber detalhes da natureza, não é!? Adoraria morar em um sitio e aprender a perceber tudo isso... quem sabe um dia!

Bjão

Jorge, FLÁVIA disse...

gente, que mocinha do campo...
fiquei aqui imaginando todo o trabalho com muito capricho e na foto dá pra ver o resultado...
A tal 'Fruit de la passion' requer esses cuidados, o nome vem a calhar... rs
quero ver a produção hein...
bjo.

Assim que sou disse...

Carpe Diem!!! Se é escolha, vai ter tido sempre uma razão. E para quem um dia quer ser a si mesma, talvez esse também seja o caminho.
Outro dia estava conversando com Karla,minha melhor amiga, e uma das Criativas lá do blog sobre o fato de que, mesmo diante de tantas coisas comuns, temos essa diferença: ela é completamente "mão na terra". E falo literalmente: gosta dessa relação próxima com as plantas, com ver brotar e crescer. Curiosamente, não tenho esse perfil, embora tenha um gostar expresso pelo trabalho meticuloso e que revela prazer. Gostei demais do seu relato.Me vi, senti e até cheirei o cheiro gostoso do pé de maracujá. E gosto de missões bem sucedidas. Ah..somos quase contemporâneas e porisso posso te confessar que também me sinto com 30. beijo.

E não esqueça: na sexta estarei postando no Criative-se. E sem tempo, nem prazo,nem hora... no Assim que sou.

Veronica