quarta-feira, 15 de abril de 2009

Recomeçando


No início de 75, numa curta viagem ao RJ, conheci um loiro de olhos azuis, paulista como eu, por quem me apaixonei à primeira vista. Casamos depois de dois anos e meio de namoro. Em 81 surgiu a oportunidade de mudarmos pra Brasília e eu nem pisquei. Disse a ele: "- Vou pra onde você for." E depois Curitiba. E novamente Brasília. E Sorocaba, onde compramos nossa primeira casa, o que me fez pensar: "- Agora vamos ancorar."
Mas ainda faltava Caracas, por quatro anos. Em todos esses lugares mudamos de casas duas ou três vezes. E novamente Brasília em 98, onde compramos outra casa depois de vender a primeira, o que me deu a sensação de "porto final". Depois de 6 anos, a filha mais velha preferida perguntou: - "Nunca mais nós vamos mudar?"
Diante da possibilidade remota de uma outra mudança ela decidiu: -"Então mudo eu." E foi morar sozinha.
E agora, depois de onze anos ancorados em Brasília, outra partida, outro recomeço. Casa em Brasília vendida, casa em Bela Vista comprada.
Tudo novo. Tudo diferente. A começar pela mudança sem as filhas queridas, que permanecem na capital federal. Depois o par, que resolveu abandonar a profissão e se dedicar em tempo integral à fábrica de tijolos ecológicos que estamos montando.
E eu, enquanto cuido das plantações, me pergunto: - "Haverá porto onde eu vá desmontar o navio?" Sei não.

CARPE DIEM

8 comentários:

Jorge, FLÁVIA disse...

desmontar o navio, Helô? Ancore, apenas...

e cuide dos maracujás, pois dizem que ele ajuda a acalmar, se é que me entende... rs

bom recomeço pra vc e muita força...

gosto mto de ti e desse espaço...

Haline disse...

Pelo jeito recomeçar é algo que você sabe bem e Bela Vista será, com certeza, um ótimo lugar para ancorar [como Flávia sugeriu] seu barco, por tempo indeterminado...

Beijos minha querida!

Silvana Alves disse...

MUDAR SEMPRE, MAS SEMPRE MANTER ÀS RAÍZES E ESSÊNCIA!!!

umdiaHelô disse...

É isso aí Flá e Haline, ancorar apenas. Afinal, outros portos poderão aparecer.
Silvana, raízes e essência mantidas.
Sempre.

CRAZYGG disse...

OS 2 MUTANTES SERAO FELIZES EM CADA NOVO LUGAR. RENOVANDO NAO SOH A MORADIA... CADA UM COM SEU JEITO PARTICULAR E UMA HISTORIA GOSTOSA E MODULAR. VAO FUNDO.

Verônica Cobas disse...

Heloísa,

A natureza do homem é nômade. E essa é um sensação, pelo menos para mim, deliciosa. Gosto do novo ou pelo menos de um novo ar no velho porto. Nada de desfazer do navio. Não há nada melhor do que atravessar mares, seja em águas de tormenta, seja em calmaria. Agora a idéia dos tijolos ecológicos é absolutamente encantadora. E é falando de encantamento que eu publico a crônica de amanhã. Quero ver seu comentário por lá. bjss. Veronica

vê disse...

mami!! agora voe só pode se mudar se for para mais perto. ;)

Rosana Tibúrcio disse...

Como assim, eu não vi este post lindo!!!

Admiro que gosta de mudar de lugar, mas é muitooooo mesmo.
Gosto não!!!