quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Coisa de criança

Ontem empinei papagaio.
Soltei pipa.
Puxei arraia.
Brinquei com pandorga.


Não importa o nome que se dê ou o verbo que se use. Nem lembrava mais como é gostosa essa brincadeira. Meu pai querido fazia papagaios -como ele chamava- lindos, enormes, coloridos. Ele usava plástico de encapar caderno -alguém se lembra? Rabos longos. Mandou fazer uma caixa de madeira, com manivela, pra enrolar e desenrolar a linha. Linha não: acho que se chamava cordonê. Envernizada. Chic demais o "seu" Paulo. E em muitos fins-de-semana ele brincava de empinar papagaio com meu irmão Paulinho, na esquina da rua Mário com a Vespaziano.
Caramba! Senti até o "cheiro da naftalina" com essas lembranças.
Ontem, ao chegar no sítio, vi que os filhos do meu "braço direito" estavam puxando arraia, como se diz por aqui. O mais velho, de 4 anos, me convidou: -Quer puxar arraia comigo? Acho que ele pensou que eu não soubesse brincar disso. Convite aceito. E, de repente, me senti criança de novo! O vento puxava muito, e a arraia/pipa/papagaio subiu rápido. E meu amiguinho começou a rir. E eu também. Aquela risada gostosa, alta, que só as crianças sabem dar. E cada vez que o vento pedia mais linha, mais eu pulava de alegria. E ria. E sorria ao perceber que minha criança continua muito viva dentro de mim.
Felicidade pura.
Próximo passo...reaprender a andar de bicicleta.
CARPE DIEM


6 comentários:

Jorge, FLÁVIA disse...

ai que delícia de post, Helô...

me fez lembrar de quando eu fazia meus papagaios e soltava tb, era muito bom...

Esse tipo de lembrança é muito válida e continue a manter viva essa criança ai dentro, moça...

tudo de bom pro cê...

bjao...

Verônica Cobas disse...

Heloisa,

Você não sabe o prazer que me deu em te ver novamente comentando no blog. Sensação reconfortante de história boa de ouvir. Acho que é isso. Um sentimento que retoma aqui, ao ler seu texto e suas lembranças. Também soltei muita pipa - aqui chamamos assim. E me diverti com todas as brincadeiras de meninos e de meninas, sem jamais ter me preocupado se meninas só brincavam de bonecas. Até hoje ando muito de bicicleta e tenho certeza de que você vai voltar a adotar. Até porque, dos dogmas da vida, esse é infalível: a gente nunca esquece. beijo grande. Vê

Rosana Tibúrcio disse...

Genteee, que delícia disso de você se redescobrir e melhorar a todo instante.
Num dia com novos afazeres; noutro pedindo perdão; e, agora, sendo criança.
Pra tanta novidade e vontade a criança já estava por aí,dentro de você... gritando pra soltar pipas.
Eu penso que o dia chegou e você já "é você mesma".
Talvez seja hora, quem sabe, do blog ter outro nome???
Que você continue soltando pipas por aí...
beijosssssss

vê disse...

Mami, que delícia saber que você está tão bem e tão feliz!! Me fez até lembrar que eu também adorava empinar pipa (com os filhos do Ivo lá no Cajurú) e me deu a maior vontade de tentar de novo!

Rafael Freitas disse...

Helô!

Eu simplesmente não acreditei no que li!
Adorei!

Vamos soltar pião qualquer dia???

beijão!

Domartello disse...

Parabens...O tempo passa ou vai indo ,mas a alma continua a mesma...Um abraço....