terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Um mundo novo







É muito interessante como a vida da gente pode mudar tanto, sem que haja necessariamente um acontecimento sério para que isso ocorra.
Se, há algum tempo, alguém me dissesse que um dia eu entenderia de calcário, adubo, esterco, sementes e mudas, eu mandaria internar. E hoje estou eu aqui, fascinada por esse mundo novo que cheira mal se o esterco é de galinha e cheira bem se o esterco é de vaca. Um mundo onde a resistência do eucalipto e da mandioca se contrapõe ao melindre do maracujá. Um mundo onde uma pessoa com pouquíssimo estudo tem um conhecimento absurdo daquilo que faz, e uma sabedoria "folclórica" invejável.
Graças a essas pessoas tão simples e humildes, mas muito experientes, estou dando meus primeiros passos na agricultura. O conhecimento delas é imenso e não foi conseguido na escola, mas com a dura lida de agricultor. Tez queimada e ressequida que, invariavelmente, acrescenta mais anos à pessoa do que sua identidade registra. Mãos grossas e calejadas que mexem numa mudinha com a mesma delicadeza com que se mexe na asa de uma borboleta. Voz mansa e pausada que teima em chamar a todos de Dr. Essas pessoas não percebem que os doutores são eles. Aliás, eles nem sabem que o são. Tenho tido uma sede de conhecimento incrível! E muitas pessoas, quer estejam ligadas diretamente ao nosso projeto ou não, têm me ensinado alguma coisa. Um comentário, uma dica ou uma opinião acrescentam algo ao meu parco conhecimento.
Não sei se conseguirei saber tudo o que gostaria, mas já sei muito mais do que poderia imaginar.

CARPE DIEM

2 comentários:

João Videira Santos disse...

Terminar o texto com Carpe Diem é um "abalo"...

Lembra-me Brasilia, o Carpe Diem, 104 Sul...que tardes, que noites, que convivios...

Brasilia...sempre!

Voltarei!

Agradeço a visita e o comentário que teve a gentileza de deixar no meu blog!

Volte sempre!

Jorge, FLÁVIA disse...

Nossa Helô, acabei vendo nesta descrição sua o meu pai, ele tem essa sabedoria sobre a terra e os bichos do campo, realmente é fascinante e engrandecedor aprender essas coisas com pessoas tão simples e tão maiores...
Agora, São João da Boa Vista é lugar estranho, sexta entrevistei a Badi Assad, cantora daqui que é famosa internacionalmente, e ela disse que sempre encontra pelo mundo gente que nasceu aqui ou que passou por aqui, eu tb sou de passagem, uma vez q sou mineira, mas gosto bem daqui.
Doce coincidência...
Obrigada pelo carinho...