quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Bela Vista de Goiás

As cidades de interior têm algumas características muito particulares e Bela Vista não foge à regra.
Aqui, as pessoas desprezam as calçadas e caminham sempre pelas ruas (às vezes me pego fazendo a mesma coisa) fazendo com que os carros, muitas vezes, tenham que desviar de pessoas e não de outro veículo.
Jamais vi tantas carroças atrapalhando o trânsito. Não que tenhamos muitos carros, mas é que as ruas são bastante estreitas.
Aqui não há nenhuma dessas lanchonetes conhecidas como Mc Donald's, Bob's e afins. Mas todas as lanchonetes que existem são chamadas de "Pit Dogs". Na praça central da cidade havia 4 pit dogs, um em cada esquina. O prefeito que acaba de deixar o cargo resolveu inovar e ergueu uma "praça de alimentação" no local, reunindo todos os pit dogs. Alguns deles têm lanches deliciosos.
Outra característica desta cidade é o costume de comer churrasquinho. Durante todo o dia há algum churrasqueiro de prontidão. Em quase todos eles o churrasquinho é servido com molho, pimenta e farinha e vem acompanhado de mandioca cozida e feijão tropeiro. Uma delícia.
Agora, o que aconteceu nesta madrugada supera qualquer outra característica de cidade de interior. Moro a uma quadra da praça central então, tudo o que acontece por lá pode ser ouvido por aqui. Às cincos horas da madrugada acordei assustada com o barulho de rojões e uma quantidade absurda de fogos de artifício. Tocava uma música que eu já tinha ouvido em desfiles militares e eu não conseguia entender o que estava acontecendo. De repente os fogos diminuiram, e pra minha surpresa, ouvi nos alto-falantes da praça a seguinte frase: "Povo belavistense! Estamos iniciando a Festa dos santos padroeiros da cidade São Benedito e Santa Irene. Espero todos os cidadãos para a missa de abertura das comemorações às 5:30 na igreja. E viva São Benedito e viva Santa Irene!" E mais fogos. Quando tive certeza que tudo havia acabado, olhei no relógio e percebi que ouvi 11 minutos de fogos de artifício em plena 5 horas da madrugada. Peculiaridades de uma pequena cidade de interior.



CARPE DIEM

5 comentários:

Café e Anfetaminas disse...

Oi! Ce sabe que eu amo interior né? Deve ser linda a cidade, mas ser acordado as 5 da manha com fogos pro santo... ningueeem merece rs!

Beijoooooos

Rosana Tibúrcio disse...

Genteeeeeeeeeeeee... adorei isso.
E viva São Benedito!!!
hehehe
beijossssss Helô.
Saudades.

Thiago disse...

adoro esse clima de interior. ADORO

Anônimo disse...

Faço das palavras da Jéssica, as minhas.
Aff, eu morreria de susto, com fogos as 5 da manhã.
.
Helô, estou com tanta saudade de você.
beijocas

Quero conhecer Bela Vista .. isso foi um convite hahaha

Ana Paula Borges Pereira disse...

Vc tah morando nessa cidade?
O q eu perdi?
Jah faz muito tempo?
Eu adoro cidades de interior tmb, são as melhores...Mas tmb adoro a agitação de uma cidade grande...^^
Eu estava passando férias em Grão Mogol-MG...Uma beleza tmb...^^