domingo, 4 de outubro de 2009

O meu melhor projeto*

Por muitos anos vivi "fechada em copas" sem saber exatamente quem eu poderia ser.
Isso começou a mudar quando morei na Venezuela e fiz parte da Associação de Damas Brasileiras. Essa associação tinha como meta manter um orfanato de meninas e organizar vários eventos durante o ano pra arrecadar fundos pra essa entidade. Participar disso não comprometia meu lado mãe/esposa/dona-de-casa, já que as reuniões eram sempre no horário de aula das meninas. Durante as reuniões, muitas, mas muitas das minhas sugestões foram aceitas e a direção sempre elogiava minha participação.
Uma querida amiga que conheci lá e que mora em Brasília, sempre me falava de meu potencial. Mas eu não acreditava muito nisso. Elsa é seu nome.
Nos últimos dez anos, iniciei projetos que não deram certo. Tive perdas financeiras com um deles e quase me convenceram de que realmente eu era incompetente. Quase.
Mas mudei pro interior e aí...
Em junho comecei a fazer, aqui em Bela Vista, um curso ministrado pelo SEBRAE chamado PER: Programa do Empreendedor Rural. É um curso muito interessante e que pode ser aplicado em qualquer situação de nossas vidas.
Por muitas vezes durante o curso, eu me lembrei das palavras da Elsa. Em todas as aulas fazíamos atividades relacionadas ao tema do dia e atividades comportamentais. Em muitas delas fui escolhida como líder. Noutras, não havia uma escolha, mas eu acabava liderando sem querer. E em todas me saí muito bem. E sempre que era elogiada, as palavras de minha amiga chegavam aos meus ouvidos. Num evento do grupo, uma colega me disse: "- Helô, sem você o PER não teria sido como foi. Você fez a diferença."
Paralelo ao curso me engajei (com amigos do curso e outros mais) na criação do Conselho de Desenvolvimento de Turismo da cidade. Temos que mostrar ao estado de Goiás o que este município tem de bom. E fui escolhida pra levar ao prefeito nossas propostas, juntamente com o secretário da área. Disseram que eu tinha o perfil pra essa tarefa.
E de repente, eu me vejo sendo sondada pra trabalhar com a esposa do prefeito em alguns de seus projetos sociais. Um deles me interessa muito, já que poderei ajudar um grupo de pessoas a não cometer os erros que eu cometi numa empresa que tive. Muitas pessoas da cidade me pedem pra usar aqui a experiência de vida que trago das cidades grandes onde vivi. E volto a ouvir a voz da minha amiga.

Sempre tive muitos projetos. Quase nenhum foi pra frente. Mas agora eu percebo que todos os erros, e todos os acertos desses 53 anos de vida estão me ajudando a criar meu melhor projeto: EU MESMA.

CARPE DIEM

*O título do post foi "copiado" do blog do Jack (com sua anuência, claro).

3 comentários:

rai disse...

muito bom!! a melhor parte da vida é poder usar os erros pra construir algo melhor... e não que eu saiba muita coisa da vida, mas nos meus 23 anos já bem vividos, sei que tudo que me foi tirado, me será recompensado!! =) Aproveite essa nova Heloisa competente que você sempre desconfiou existir.

umdia disse...

T.Q.M Rai! Bj

Laura Reis disse...

é, realmente esse projeto merece mais atenção.